Tábuas e Tabelas Financeiras: fatores de valor presente e futuro de pagamentos
Atualizada em 18 de agosto de 2018 às 06:53hs.

Esta página disponibiliza para consulta as principais tábuas financeiras, que permitem calcular valores futuros e presentes de um único pagamento ou de uma série de pagamentos uniformes (iguais), além do valor das parcelas fixas de um financiamento. Todas as tabelas foram obtidas através do Microsoft Excel 2007/2010.

Fator de Valor Futuro de Pagamento Único

Esta tabela fornece a partir da taxa (i) e do número de períodos (n) o fator que, multiplicado ao valor presente (capital) de um pagamento ou aplicação, resulta em seu valor futuro (montante). Isto é, VF = Fator*VP.

Topo desta página

Fator de Valor Presente de Pagamento Único

Esta tabela fornece a partir da taxa (i) e do número de períodos (n) o fator que, multiplicado ao valor futuro (montante) de um pagamento ou aplicação, resulta em seu valor presente (capital). Isto é, VP = Fator*VF.

Topo desta página

Fator de Valor Futuro de uma Série Uniforme de Pagamentos (Sn|i)

Esta tabela fornece a partir da taxa (i) e do número de parcelas (n) o fator que, multiplicado ao valor da parcela fixa de uma série de pagamentos/recebimentos, resulta no valor futuro ao final de todos os pagamentos/recebimentos. Isto é, VF = Parcela*Sn|i OU Parcela = VF/Sn|i.

Topo desta página

Fator de Valor Presente de uma Série Uniforme de Pagamentos (An|i)

Esta tabela fornece a partir da taxa (i) e do número de parcelas (n) o fator que, multiplicado ao valor da parcela fixa de uma série de pagamentos/recebimentos, resulta no valor presente (à vista) de todos os pagamentos/recebimentos. Isto é, VP = Parcela*An|i OU Parcela = VP/An|i.

Topo desta página
Compartilhe!
Professor
THIAGO RODRIGO

Matemática e Estatística - USP
Pós em Intelig. de Mercado - ESPM
Entre em contato somente por este site!
628124628124628124628124628124628124