Resolução de exercícios de Matemática e Estatística à distância
Atualizada em 27 de September de 2020 às 05:17hs.

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Sobre a Resolução de Exercícios

A partir do 10o ano de aniversário, em 2009, este site passou a oferecer o serviço de resolução de exercícios à distância nas áreas de Matemática Universitária [Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica e Álgebra Linear], Estatística Aplicada e Básica, Mat. Financeira e Raciocínio Lógico e Quantitativo.

O objetivo é atender pessoas com dúvidas em resolução de exercícios em qualquer lugar do Brasil e do mundo, enviando a resolução detalhada e/ou gabarito de exercícios para aprendizagem ou conferência, conforme a sua necessidade, procurando contribuir com o processo de ensino-aprendizagem daqueles que não tem acesso a um professor particular pela localização. O serviço não inclui aulas on-line ou à distância.

As principais necessidades atendidas são:

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Como funciona o Serviço de Resolução de Exercícios?

O atendimento para resolução de exercícios segue as etapas descritas abaixo e, em nenhuma hipótese, será oferecido orçamento sem avaliação do material.

  1. Envio da tarefa: Você envia os exercícios pelo Correio / E-mail, que permite o envio de até 4 (quatro) anexos.
  2. Material de Aula / Apoio: Caso haja material de aula ou apoio ou bibliografia sugerida, é recomendável informar/anexar a sua mensagem. Isto pode tornar a resolução compatível com a metodologia pelo seu professor e aprimorar o seu ganho de aprendizado com a resolução.
  3. Orçamento / Investimento: Para as tarefas viáveis, você recebe um orçamento o mais breve possível, não ultrapassando 24hs úteis do envio da mensagem, com o valor para resolução da tarefa, o prazo para entrega e a validade do orçamento. Para as tarefas inviáveis, seja pelo excessivo número de exercícios, incompatibilidade entre demanda e prazo ou assuntos que não sejam do meu domínio, não há garantia de resposta ou atendimento.
  4. Forma de Pagamento: Em caso de aprovação do orçamento, o pagamento do valor da resolução, à vista e antecipado, pode ser feito de duas formas:
    • Depósito em uma das minhas contas bancárias no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Federal ou HSBC); ou
    • Cartão de Crédito Visa, MasterCard, Amex ou Elo por venda digitada. Para evitar fraudes, você deverá informar nome completo, CPF, RG e endereço por e-mail no fechamento do pedido. Por questões de segurança, os dados do cartão de crédito (número, nome do titular igual ao do cartão, data de validade e código de segurança) só deverão ser informados por contato telefônico e não serão armazenados sob nenhuma hipótese.
  5. Prazo para Entrega: O prazo para entrega é específico para cada tarefa e informado junto ao orçamento. O prazo típico é entre 1 (um) e 2 (dois) dias após a confirmação do depósito (evite depósitos por envelope e em cheque, pois estes só são confirmados após compensação/processamento pelo banco) mas, conforme a efetiva necessidade do aluno e a quantidade de exercícios, o prazo pode ser flexibilizado (para mais ou para menos) de modo a atender a demanda e o fluxo de pedidos.
    A resolução detalhada é entregue por e-mail, em formato .pdf a partir do original manuscrito e escaneado, ou em formato compatível com a demanda de resolução (.docx do Word, .pdf do Acrobat ou .xls do Excel, quando há planilhas, por exemplo).
  6. Condição do Serviço: O serviço se limita a resolução dos exercícios e, portanto, não há obrigação alguma de explicar detalhadamente a teoria envolvida e nem aulas on-line, presenciais ou por bate-papo para tirar dúvidas da resolução apresentada.
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Garantias do Serviço

A qualidade e quantidade de informações e referências disponíveis neste site sobre o serviço, o local das aulas e o meu currículo são suficientes para minimizar dúvidas sobre a entrega e a qualidade do serviço para mais de 90% dos alunos. Entretanto, ainda assim, recebo vez ou outra questionamentos neste sentido, que motivam os esclarecimentos a seguir.

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Questões Éticas do Serviço

O objetivo principal da resolução de exercícios é o ensino de conteúdos por meio do auto-didatismo. O aluno une os conceitos que ele já sabe da sala de aula com os conceitos da resolução e, como consequência, cria um ambiente favorável ao aprendizado dos conceitos envolvidos.

Quando um aluno solicita o serviço de resolução de exercícios, pode ocorrer uma ou mais das seguintes situações:

  1. O aluno já resolveu parcialmente ou totalmente os exercícios e precisa de uma segunda opinião para conferir o que foi feito e/ou para tirar dúvidas pontuais que, sanadas, propiciarão segurança e auto-confiança na continuidade do curso.
  2. O aluno tem força de vontade e muitas dúvidas ao resolver, precisa de um auxílio que ele não encontra na instituição e, ao mesmo tempo, sua localização, escassez de tempo ou falta de recursos não lhe permite ter aulas particulares.
  3. A instituição, por força de adaptação ou preciosismo curricular, lhe impõe obrigações completamente divergentes da finalidade da sua formação e o aluno, pressionado pelas circunstâncias (emprego, jubilamento, saúde familiar, etc), se vê como um "peixe fora d'água" obrigado a procurar ajuda externa para aprender a "nadar no mar".
  4. O aluno não quer e/ou não sabe resolver e prefere que alguém pense e faça por ele.

As situações (1) e (2) são fruto de boa fé, típicas das resoluções de exercícios que produzem aprendizagem, e cujos serviços do site estão contemplados. A situação (4), por sua própria natureza paternalista e anti-aprendizagem, não é passível de prestação de serviços. A situação (3) é analisada caso a caso, no contexto de que a resolução de exercícios poderá servir como elemento de aprendizagem e, ao mesmo tempo, é o menor componente da nota final.

Critérios de avaliação sérios envolvem provas presenciais com rígido controle de comunicação, propostas de trabalhos e exercícios originais e individualizados que instigam a manipulação e raciocínio sobre os conceitos e pesos coerentes ao grau de contribuição de cada atividade com a aprendizagem.

ATENÇÃO: O Prof. Thiago Rodrigo, tendo em vista as inúmeras solicitações que desviam da finalidade de aprendizagem deste tipo de serviço, repudia qualquer tipo de tentativa de fraude que seja caracterizada como crime ou anti-aprendizagem. Este serviço não contempla, em hipótese alguma, qualquer tentativa fraudulenta de alavancar o desempenho do aluno sem a efetiva aprendizagem. Todo pedido está sujeito à avaliação de viabilidade e, se detectado o uso para fins ilícitos, a prestação de serviço não será efetuada.

Envie agora uma mensagem com sua resolução de exercícios!

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Professor
THIAGO RODRIGO

Matemática e Estatística - USP
Pós em Intelig. de Mercado - ESPM
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